
O calendário começa nesta segunda-feira (31), com atividades até o dia 4/4, no campus Bagé da Unipampa, com a formação dirigida aos orientadores de estudos da 10ª, 13ª, 19ª e 35ª Coordenadorias Regionais de Educação, respectivamente Uruguaiana, Bagé, Santana do Livramento e São Borja.
A UFFS – Fronteira Sul faz a formação entre 31/03 e 02/04, no Campus da Unijuí em Ijuí para 9ª,14ª, 15ª, 17ª, 21ª, 32ª, 36ª e 39ª Coordenadorias Regionais (Cruz Alta, Santo Ângelo, Erechim, Santa Rosa, Três Passos, São Luiz Gonzaga, Ijuí e Carazinho).
A UFSM atende entre os dias 2 e 4/4, no Campus da Universidade, em Santa Maria, as CREs 6ª, 7ª, 8ª, 20ª, 24ª e 25ª (Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Soledade)
A UFSM atende entre os dias 2 e 4/4, no Campus da Universidade, em Santa Maria, as CREs 6ª, 7ª, 8ª, 20ª, 24ª e 25ª (Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Soledade)
Nos dias 7, 8 e 9, em parceria da UFRGS e Uergs, será realizada em Porto Alegre, no Hotel Embaixador, a formação para 1ª, 2ª, 3ª, 23ª, 27ª e 28ª CREs (Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Vacaria, Canoas e Gravataí).
Entre 9 e 11/4 haverá formação em dois polos. A Furg trabalha com professores da 4ª, 11ª e 18ª CREs (Caxias do Sul, Osório e Rio Grande) e a UfPel, em Pelotas, com professores da 5ª, 12ª e 16ª Coordenadorias (Pelotas, Guaíba e Bento Gonçalves).
O Processo formativo consiste em seis módulos:
Módulo I – de março a julho de 2014
• Ensino Médio e Formação Humana Integral
• Princípios Orientadores Do Ensino Médio Politécnico: Politecnia, Pesquisa Como Princípio Pedagógico, Reconhecimento Dos Saberes, Relação Teoria-Prática.
Módulo II
• O Jovem Como Sujeito Do Ensino Médio
• Pesquisa Como Princípio Pedagógico
• Politecnia
Módulo III
• O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e O Desafio da Formação Humana Integral
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
• Trabalho como Princípio Educativo
• Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
• Politecnia
Módulo IV
• Áreas do Conhecimento e Integração Curricular
• Relação Teoria-Prática
• Interdisciplinaridade
• Currículo Contextualizado
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
Módulo V
• Organização e Gestão Democrática da Escola
• Cidadania
• Participação
Módulo VI
• Avaliação Emancipatória no Ensino Médio
Módulo I – de março a julho de 2014
• Ensino Médio e Formação Humana Integral
• Princípios Orientadores Do Ensino Médio Politécnico: Politecnia, Pesquisa Como Princípio Pedagógico, Reconhecimento Dos Saberes, Relação Teoria-Prática.
Módulo II
• O Jovem Como Sujeito Do Ensino Médio
• Pesquisa Como Princípio Pedagógico
• Politecnia
Módulo III
• O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e O Desafio da Formação Humana Integral
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
• Trabalho como Princípio Educativo
• Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
• Politecnia
Módulo IV
• Áreas do Conhecimento e Integração Curricular
• Relação Teoria-Prática
• Interdisciplinaridade
• Currículo Contextualizado
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
Módulo V
• Organização e Gestão Democrática da Escola
• Cidadania
• Participação
Módulo VI
• Avaliação Emancipatória no Ensino Médio
Fonte: Seduc