segunda-feira, 10 de março de 2014

Seduc viabiliza participação de alunos e professores na Febrace 2014

Postado por Imprensa 4ª CRE às 04:23
Onze projetos, de dez escolas estaduais, vão representar a rede estadual de educação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre 18 e 20 deste mês, na sede da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Para viabilizar a viagem de 30 alunos e dez professores-orientadores a São Paulo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai investir aproximadamente R$ 70 mil, entre transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação. A Febrace é a mais importante feira estudantil do país.
Os trabalhos da rede estadual foram desenvolvidos por estudantes do ensino médio politécnico e da educação profissional e já participaram de feiras regionais, como a Fecitep e a Mostratec. Entre os projetos que serão levados pela Seduc está o que obteve o 1º lugar geral na Fecitep 2013: Viabilidade econômica da produção de tilápias em tanques escavados, desenvolvido na Escola Técnica Julia Biliart de Chapada, o projeto classificado na Mostratec para a feira da Poli/USP: Dietas diferenciadas à base de linhaça em ruminante, melhorando a qualidade do leite e a saúde humana - Escola Técnica Celeste Gobatto, de Palmeira das Missões. Da mesma escola também será levado à capital paulista o trabalho “Sonhar é Possível - o Ensino Técnico como instrumento de inclusão social e ao mundo do trabalho”.
Os 331 trabalhos que serão apresentados na feira nacional têm como característica oferecerem soluções alternativas, muitas vezes inovadoras, para problemas da sociedade e serão avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado 200 prêmios. Também concorrem a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 11 a 16 de maio, em Los Angeles (EUA). O Brasil já acumula 34 premiações nesta feira.

Os 331 projetos finalistas desta edição foram selecionados entre mais de 1.800 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados por uma das 75 feiras afiliadas. Um colete salva-vidas com GPS, um bafômetro com controle de ignição em veículos e um teclado em braile maleável para ser sobreposto no teclado convencional são alguns dos projetos em destaque.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. A Feira reúne projetos em sete áreas: Engenharia e Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Saúde, Humanas, da Saúde e Sociais Aplicadas.
Em 2013, a mostra envolveu mais de 24.500 alunos de todos os estados brasileiros no desenvolvimento de projetos investigativos.
Fonte: Seduc
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário