
A diretora do DP, Vera Regina Ignácio Amaro, destacou na abertura do encontro que a formação dos professores está relacionada diretamente com uma das prioridades da Seduc para 2014, que é a reestruturação curricular das 670 escolas do campo mantidas pela rede estadual. Ela explica que mais de 100 escolas já iniciaram o ano letivo com a organização em ciclos e que a expectativa é de que as escolas restantes definam o Regimento Escolar e encaminhem o mesmo para regulamentação das CREs em novembro, possibilitando que, a partir de 2015 toda a rede esteja com os ciclos em vigência.
Vera Amaro lembrou que, nos últimos 10 anos, mais de 600 escolas do campo estaduais foram fechadas, sendo que nenhuma foi fechada nos últimos três anos. “Acreditamos que as escolas devem ser mantidas com estrutura, acesso e projeto curricular voltado à realidade do campo”, diz a diretora, que salienta a importância de discutir e reorganizar o currículo das escolas.
A ideia construída pela Seduc organiza o currículo em três Ciclos de Formação, cada um com três anos ininterruptos. No total, a grade curricular tem nove anos, com um período de transição do sistema de ensino, das séries para os ciclos, mantidos os 200 dias letivos e as 800 horas/aula. De acordo com a coordenadora da Coordenação de Gestão da aprendizagem do DP, Ester Soares, que coordena a reunião desta semana, a transição se dará na totalidade de cada Ciclo de Formação e na equivalência com a fase de desenvolvimento e de escolarização em que se encontram os educandos no momento da implantação do novo Sistema Curricular. Ester enfatiza que o sistema de ensino seriado deixará de existir a partir da homologação dos novos Regimentos e de sua implementação.
A coordenadora da CGA explica que há três anos a Seduc trabalha a formação dos conceitos da proposta: avaliação emancipatória, currículo interdisciplinar, pesquisa e organização curricular nas quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).
Fonte: Seduc