segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Matrículas na rede estadual iniciam-se em 2 de janeiro

Postado por Imprensa 4ª CRE às 08:24 0 comentários
As matrículas nas escolas da rede estadual começam no dia 2 de janeiro de 2014. Está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação – Seduc (www.educacao.rs.gov.br, no link: Matrícula na Escola Pública), a consulta das designações dos inscritos entre os dias 14 e 31 de outubro. A matrícula é dividida em duas etapas: a pré-matrícula no site da Seduc e a matrícula presencial na escola para a qual o candidato foi designado. As duas etapas acontecem de 2 a 10 de janeiro.
A pré-matrícula consiste no preenchimento do formulário disponível no site, que deverá ser impresso e apresentado na escola no momento da matrícula presencial. A matrícula dos inscritos com menos de 18 anos deve ser feita pelos responsáveis.
Os candidatos a ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico que perderam o período de inscrição em novembro terão uma segunda chance entre 2 e 10 de janeiro: as inscrições deverão ser feitas no site da seduc (www.educacao.rs.gov.br). Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter completado seis anos até 31 de março de 2014.
No mesmo período devem ser feitos os pedidos de transferência de alunos do Ensino Fundamental e Médio. As solicitações de transferência de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem ser feitas no site da Seduc. Já os pedidos de transferência de alunos do Ensino Médio Politécnico (2º e 3º ano), da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e do Curso Normal (2ª e 3ª ano) devem ser encaminhados diretamente na escola desejada. Também devem ser feitas diretamente na escola as inscrições para ingresso na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As dúvidas sobre o processo de matrícula devem ser esclarecidas junto às Centrais de Matrícula, nos municípios que atuam em parceria com o Estado (lista abaixo), e, nas demais localidades, nas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). No site da Seduc é possível consultar os endereços das CREs.
Central de Matrícula Caxias do Sul:
Av. Júlio de Castilhos, 2555 Telefone: (54) 3901-1442
Horário atendimento: 8h às 17h


Matrículas na rede estadual:

Inscrição de candidatos retardatários para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico: no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br), de 2 a 10 de janeiro.
Pedidos de transferência de alunos do Ensino Fundamental: no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br), de 2 a 10 de janeiro
Solicitação de transferência de estudantes do Ensino Médio Politécnico, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e Curso Normal (2º e 3º ano), diretamente na escola desejada, de 2 a 10 de janeiro
Inscrição para ingresso na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos – EJA (2 a 10 de janeiro), na escola desejada.

Fonte: Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc)

Aulas na rede estadual em 2014 começam em 24 de fevereiro

Postado por Imprensa 4ª CRE às 02:48 0 comentários
O ano letivo na rede estadual em 2014 começa em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. Nas redes municipais e privada o início das aulas poderá oscilar entre os dias 17 e 24 de fevereiro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 3 de agosto. O calendário proposto cumpre a carga horária mínima de 200 dias letivos e 800 horas de aulas no Ensino Fundamental e de 1.000 horas no Ensino Médio. Não haverá férias durante o período de realização da Copa do Mundo de futebol. Os dias de jogos do Brasil, quando será decretado feriado nacional, deverão ser recuperados pelas redes de ensino.
O Protocolo de Intenções do calendário escolar 2014 foi assinado em outubro por representantes da Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Associação de Círculos de Pais e Mestres (ACPM Federação), Sindicato dos Estabelecimentos de ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e Conselho Estadual de Educação (CEEd).
Copa do Mundo
A liberação de aulas durante a Copa do Mundo está expressa no Parecer nº 21/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação, e, também, no Parecer 270/2013 do Conselho Estadual de Educação (CEEd RS). O documento gaúcho (disponível no endereço http://www.ceed.rs.gov.br/arquivos/1366217535pare_0270.pdf), responde consulta do Sinepe RS.
A homologação do MEC está publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de março de 2013 (seção Despachos do Ministro). A homologação especifica que o art. 64 da Lei Geral da Copa (nº 12.663/2012) não se aplica em detrimento do art. 23, § 2º da LDB, porque “não o revogou e nem é norma específica do processo educacional brasileiro”. Assim, diz o despacho do ministro Aloízio Mercadante, “os sistemas de ensino deverão estabelecer seus calendários escolares nos termos do que se encontra disposto no § 2º do art. 23 da Lei 9.394/96 (LDB)”.
No texto, o MEC recomenda “eventuais ajustes nos calendários escolares em locais que sediarem jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, em conformidade com a Lei nº 12.663 de 2012”. O Parecer recomenda que as escolas decidam se vão ajustar ou não o período de férias escolares com a duração da Copa do Mundo em 2014. Até então, a Lei Geral da Copa determinava que não houvesse aulas durante a Copa do Mundo.

Fonte: Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc)

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Projetos de Lei beneficiam servidores de escolas e professores

Postado por Imprensa 4ª CRE às 09:32 0 comentários
Foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, os Projetos de Lei nº 370, 371 e 372 de 2013, do Poder Executivo, que beneficiam servidores de escolas e profissionais de educação com contrato temporário. Para a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, esta é uma conquista muito importante para toda a classe educacional do Estado. “A aprovação desses projetos garante a presença de pessoal (funcionários, professores e especialistas) nas escolas estaduais para um tranquilo início de ano letivo”.
Veja abaixo os Projetos de Lei aprovados:
PL 370 2013 – autoriza o Poder Executivo a contratar Servidores de Escola e prorroga os contratos vigentes.
PL 371 2013 – autoriza o Poder Executivo a prorrogar os contratos temporários de Profissionais de Educação/Especialistas, para as funções de Orientador Educacional, de Supervisor Escolar e de Técnico Agrícola.
PL 372 2013 – autoriza o Poder Executivo a prorrogar contratos temporários de professores.

Fonte: Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc)

62 obras sobre os principais pensadores da educação para download

Postado por Imprensa 4ª CRE às 08:28 0 comentários
O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, em par­ce­ria com a Unes­co e a Fun­da­ção Jo­a­quim Na­bu­co, dis­po­ni­bi­li­za pa­ra downlo­ad a Co­le­ção Edu­ca­do­res, uma sé­rie com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção. A co­le­ção traz en­sai­os bi­o­grá­fi­cos so­bre 30 pen­sa­do­res bra­si­lei­ros, 30 es­tran­gei­ros, e dois ma­ni­fes­tos: “Pi­o­nei­ros da Edu­ca­ção No­va”, de 1932, e “Edu­ca­do­res”, de 1959. A es­co­lha dos no­mes pa­ra com­por a co­le­ção foi fei­ta por re­pre­sen­tan­tes de ins­ti­tu­i­ções edu­ca­cio­nais, uni­ver­si­da­des e Unes­co.
O cri­té­rio pa­ra a es­co­lha foi re­co­nhe­ci­men­to his­tó­ri­co e o al­can­ce de su­as re­fle­xões e con­tri­bui­ções pa­ra o avan­ço da edu­ca­ção no mun­do. No Bra­sil, o tra­ba­lho de pes­qui­sa foi fei­to por pro­fis­si­o­nais do Ins­ti­tu­to Pau­lo Frei­re. No pla­no in­ter­na­ci­o­nal, foi tra­du­zi­da a co­le­ção Pen­seurs de l’édu­ca­ti­on, or­ga­ni­za­da pe­lo In­ter­na­ti­o­nal Bu­re­au of Edu­ca­ti­on (IBE) da Unes­co, em Ge­ne­bra, que reú­ne al­guns dos mai­o­res pen­sa­do­res da edu­ca­ção de to­dos os tem­pos e cul­tu­ras.

In­te­gram a co­le­ção os se­guin­tes edu­ca­do­res/pen­sa­do­res: Al­ceu Amo­ro­so Li­ma, Al­fred Bi­net, Al­mei­da Jú­ni­or, An­drés Bel­lo, An­ton Maka­renko, An­to­nio Gram­sci, Aní­sio Tei­xei­ra, Apa­re­ci­da Joly Gou­veia, Ar­man­da Ál­va­ro Al­ber­to, Aze­re­do Cou­ti­nho, Ber­tha Lutz, Bog­dan Su­cho­dolski, Carl Ro­gers, Ce­cí­lia Mei­re­les, Cel­so Su­cow da Fon­se­ca, Cé­les­tin Frei­net, Darcy Ri­bei­ro, Do­min­go Sar­mi­en­to, Dur­me­val Tri­guei­ro, Ed­gard Ro­quet­te-Pin­to, Fer­nan­do de Aze­ve­do, Flo­res­tan Fer­nan­des, Fre­de­ric Skin­ner, Fri­e­drich Frö­bel, Fri­e­drich He­gel, Fro­ta Pes­soa, Ge­org Kers­chen­stei­ner, Gil­ber­to Freyre, Gus­ta­vo Ca­pa­ne­ma, Hei­tor Vil­la-Lo­bos, He­le­na An­ti­poff, Hen­ri Wal­lon, Hum­ber­to Mau­ro, Ivan Il­lich, Jan Amos Co­mê­nio, Je­an Pi­a­get, Je­an-Jac­ques Rous­se­au, Je­an-Ovi­de De­croly, Jo­hann Her­bart, Jo­hann Pes­ta­loz­zi, John Dewey, Jo­sé Mar­tí, Jo­sé Má­rio Pi­res Aza­nha, Jo­sé Pe­dro Va­re­la, Jú­lio de Mes­qui­ta Fi­lho, Liev Se­mio­no­vich Vygotsky, Lou­ren­ço Fi­lho, Ma­no­el Bom­fim, Ma­nu­el da Nó­bre­ga, Ma­ria Mon­tes­so­ri, Ní­sia Flo­res­ta, Or­te­ga y Gas­set, Pas­cho­al Lem­me, Pau­lo Frei­re, Ro­ger Cou­si­net, Rui Bar­bo­sa, Sam­paio Dó­ria, Sig­mund Freud,Val­nir Cha­gas, Édou­ard Cla­pa­rè­de e Émi­le Durkheim.


Fonte: Revista Bula

Merendeiras e Serventes participam de Capacitação

Postado por Imprensa 4ª CRE às 04:17 0 comentários
A 4ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu três encontros de capacitação durante o mês de dezembro que envolveram as escolas dos 13 municípios abrangentes da 4ª CRE. As atividades tinham como tema “Boas práticas na alimentação escolar” e “Cuidados com o manuseio de produtos químicos”, ministradas pelas professoras Lúcia Bombassaro e Sílvia Stallivieri. As atividades contaram com cerca de 180 participantes, entre eles merendeiras e serventes de limpeza das escolas públicas das redes estaduais e municipais.
Dentro dos temas da capacitação foram dadas dicas para as merendeiras, com intuito de evitar Doenças Transmitidas por Alimentação, formas de armazenamento e descongelamento, lavagem adequada dos produtos e da caixa de água da escola, entre outras.
Também foi discutida a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Muitos são resistentes e não querem usar os equipamentos, porém a utilização dos mesmos é uma questão de higiene e também de preservação da saúde desses profissionais e dos alunos.”, explicou Sílvia.
A professora Lúcia Bombassaro ressaltou a necessidade da capacitação. “A importância é adequar o trabalho dos responsáveis pela elaboração da Alimentação Escolar procurando garantir alimentos mais seguros e saudáveis para proteger a saúde dos alunos e atender orientações quanto à legislação de alimentação escolar, também como esclarecer dúvidas e aperfeiçoar o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas.”, disse.



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

YouTube lança plataforma de educação com 8 mil vídeos de professores brasileiros

Postado por Imprensa 4ª CRE às 09:36 0 comentários

O YouTube lançou no dia 21  um evento em São Paulo o YouTube Edu, uma plataforma que reúne 8 mil vídeos educacionais de 26 canais brasileiros com conteúdos do ensino médio. O acesso é gratuito para aulas sobre matemática, biologia, língua portuguesa, física e química.
Segundo o Google, a ideia não é substituir o ensino formal com os vídeos do Youtube, mas sim disponibilizar conteúdos de forma democrática. No entanto, o projeto não vai oferecer nenhuma forma de monetização diferenciada aos professores do YouTube Edu, apenas o convencional ganho por veiculação de publicidade por meio do Google AdSense.
Até o fim deste ano, o YouTube Edu contará com um total de 12 mil aulas em vídeo.
A curadoria das vídeo-aulas foi feita pelo Instituto Lemann, por meio de uma parceria com a empresa. Eram 93 mil vídeos classificados como educacionais. Entretanto, muitos deles eram tutoriais que não se enquadravam no perfil lecionado no ensino médio. Com a ajuda de um algoritmo, 112 canais foram selecionados e uma equipe de cerca de vinte pessoas avaliaram por amostragem a qualidade dos materiais.


“Espero que, com esse novo mundo que está surgindo, todas essas novas tecnologias sirvam para os professores aprenderem mais e que os alunos se beneficiem disso. Espero que dentro de alguns anos tenham um Brasil competitivo em termos de educação.” Jorge Paulo Lemann,


Concurso "O Brasil na Antártica"

Postado por Imprensa 4ª CRE às 08:23 0 comentários
A Marinha do Brasil abriu inscrições para o concurso de vídeos "O Brasil na Antártica", voltado a estudantes do ensino médio e que tem como prêmio uma viagem à Antártica. As inscrições estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2014 para todos os estudantes de 15 a 19 anos que cursem o ensino médio em uma escola pública ou particular no país.

De acordo com o regulamento, os estudantes interessados em participar deverão produzir um vídeo com no mínimo um e no máximo três minutos que aborde o trabalho feito pelo Brasil no continente da Antártica. Cada aluno deve fazer o seu próprio vídeo.
Quatro vídeos receberão o prêmio principal: dois de alunos de escolas públicas e dois de estudantes matriculados na rede privada. Os vencedores poderão escolher um de seus professores para acompanhá-los na viagem.
A comissão julgadora levará em consideração quatro critérios: criatividade do autor, expressividade dos participantes, a resolução do vídeo, com boa qualidade de som e imagem, e "o conteúdo e a adequação à finalidade do concurso, com a abordagem de temas relacionados à participação do Brasil na Antártica, de forma elucidativa e relevante".
Serão considerados os vídeos postados até o dia 10 de janeiro, e recebidos até o dia 17. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro, e uma cerimônia de premiação está prevista para o dia 31 do mesmo mês.



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Escolas de São Marcos participam do Concurso Calendário Ecológico 2014

Postado por Imprensa 4ª CRE às 07:50 0 comentários
As instituições estaduais, municipais e particulares de São Marcos participaram do concurso para confecção do calendário ecológico 2014. Com o tema: “SÃO MARCOS – 50 ANOS DE HISTÓRIA - Momento de rever o passado, cuidar do presente e preparar o futuro”, o concurso teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente para uma vida sustentável no planeta.
A ideia era instruir e chamar atenção dos alunos para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizem no meio ambiente a sua volta e ter, portanto adoções de práticas que garantam a sustentabilidade de todos seus atos e ações, levando em conta a história das paisagens do ontem, hoje e amanhã, por meio da arte de desenhar. Estudantes do 2ª ao 9° ano puderam participar do concurso.
Ao total foram 14 desenhos vencedores. A cerimônia de premiação e o lançamento do calendário ecológico aconteceram no dia 21 de novembro, no Auditório Joaquim Grison. Os alunos receberam um prêmio surpresa, certificado de participação e divulgação dos desenhos no calendário impresso.

Relação dos alunos contemplados no calendário ecológico 2014:

Ayllana Fredrez Mota – Escola Dom José Baréa
Alexandre Leoncio – Escola Ruy Henrique Nicoletti
Ottavio A. Franceschini – Escola Orestes Manfro*
Alana Rizzon Dalzotto – Colégio Estadual São Marcos*
Ana Tereza de Alexandre – Escola João Pollo*
Luiz Felipe Cararo Guzzon – Ruy Henrique Nicoletti
Fernanda Meneguzzo – Dom José Baréa
Vitório da Luz Bertolazzi – Mutirão Assemarcos
Rafael Magrini Renon – Monteiro Lobato*
Iuri Mota Vieira - Antonio Pessini
Maurício Oliveira Nunes - Demétrio Moreira da Luz
Fernanda Marques de Oliveira – Francisco Doncatto
Erick Casanova Quadros – Demétrio Moreira da Luz
Ruan Morandi da Silva – Giácomo Sandri*

 *Escolas pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional de Educação

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Estudantes de 12 cidades da 4ª CRE terão o Passe Livre Estudantil

Postado por Imprensa 4ª CRE às 10:09 0 comentários
Foto: Divulgação
Os estudantes de 12 municípios atendidos pela 4ª CRE serão beneficiados pelo programa Passe Livre Estudantil, que garante a gratuidade no transporte intermunicipal para fins de estudo.
Pioneira no país, a Lei do Passe Livre Estudantil foi proposta pelo Governo do Rio Grande do Sul a partir das demandas apresentadas pela população durante as manifestações de junho e construída de forma conjunta com movimentos sociais e deputados estaduais.
Poderão usufruir do benefício os estudantes que comprovem renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, que residam em uma cidade e estudem em outra. Além disso, devem comprovar frequência nas instituições regulares de ensino.
O Governo do Estado investiu R$ 16 milhões no Passe Livre Estudantil, sendo R$ 8 milhões para o passe livre na Região Metropolitana e Aglomerados Urbanos e R$ 8 milhões para o Fundo Estadual do Passe Livre Estudantil, que será divido entre os municípios do Rio Grande do Sul que aderiram ao programa.

Como ter acesso ao benefício:

Os estudantes de municípios que fazem parte da Aglomeração Urbana do Nordeste do RS e são atendidos pelas linhas de transporte da Metroplan devem fazer um cadastro e comprovar os requisitos junto à União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) e grêmios estudantis. Estes municípios são: Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.

Os estudantes das cidades que não são atendidos pela Metroplan, mas que aderiram ao Programa devem procurar prefeitura do seu município. Estes munícipios são: Antônio Prado, Cambará do Sul, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul e São Francisco de Paula.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Concurso Calendário Ecológico 2014 premia vencedores

Postado por Imprensa 4ª CRE às 11:04 0 comentários
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) premiaram nesta quinta-feira (12) os vencedores da 15ª edição do Concurso Calendário Ecológico 2014, sob o tema “Na origem a água, na preservação o futuro”. O evento, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, contou com a presença do Prefeito Alceu Barbosa Velho, a Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, do Secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech e equipe da Educação Ambiental da SEMMA, da Secretária da Educação, Marléa Ramos Alves, dos alunos, pais, professores e diretores das escolas participantes.
Integraram esta edição do concurso, 69 escolas, com 1.035 obras. Alunos matriculados entre o 2º e 9º ano, além de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), compuseram o número total de inscrições. Os autores dos 15 desenhos vencedores receberam troféu e certificado. O Secretário Adivandro Rech lembrou da importância do Calendário Ecológico. “A nossa meta é a consciência ecológica coletiva, mas antes disso, porém, temos que ter consciência ecológica individual, que é o trabalho feito por vocês. O nosso meio ambiente depende de atitude como a de vocês - alunos, professores e escolas. Agradecemos a todos pela participação”, disse o titular da SEMMA.
O Prefeito Alceu frisou que a cada ano vem observando um aperfeiçoamento nos trabalhos vencedores, o que deve dificultar a tarefa da seleção pela equipe da SEMMA. “A cerimônia é singela pela grandeza da mensagem que estes trabalhos nos passam. Deve ser muito difícil escolher entre os inscritos. Eu fiquei muito impressionado com o desenho do Cassiano (aluno de 20 anos da NEEJA, vencedor da Categoria III). Ele está dando o exemplo para essa gurizada mais nova, porque ele não desistiu. Sempre é tempo de voltar a estudar”, destaca.

 Confira os vencedores do Calendário Ecológico 2014:


Categoria I (alunos de 1ª ao 4ª ano ou de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental)

Título: Preserve para o futuro
Escola: E.M.E.F. São Vitor
Nome: Stely dos Santos Farias
Idade: 11 anos
5° ano

Título: Preservação Ambiental
Escola: E.E.E.F. Hercília Petry*
Nome: Enzo Teles
Idade: 10 anos
5ª série

Título: A Preservação da Água
Escola: E.M.E.F Santa Lúcia
Nome: Roger da Silva Borchartt
Idade: 13 anos
5º ano

Título: A natureza está em suas mãos
Escola: E.M.E.F Santa Lúcia
Nome: Graziela Moschen
Idade: 11 anos
4ª série/5º ano

Título: Da Cidade ao Campo
Escola: E.M.E.F Renato João Cesa
Nome: Felipe Gonçalves Sodré
Idade: 10 anos
4ª série/5° ano


Categoria II (alunos de 5ª ao 8ª ano ou de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental)

*Desenho mais votado
Título: Uma Vida Diferente só Depende de Você
Escola: E.E.E.F Abramo Eberle*
Nome: Fernanda Knaach Sandri
Idade: 13 anos
7ª série

Título: A Origem de Tudo
Escola: E.M.E.F Arnaldo Ballvê
Nome: Thalia Tessaro Torresan
Idade: 13 anos
Turma: 82
  
Título: Valorizando a Água e a Preservação da Natureza
Escola: E.M.E.F Pe. João Schiavo
Nome: Caroline de Souza Barros
Idade: 14 anos
8° ano

Título: A Última Esperança nossas Mãos Alcançam
Escola: E.M.E.F Guerino Zugno
Nome: Pâmela dos Santos
Idade: 14 anos
8° ano

Título: O Começo e o Fim
Escola: E.M.E.F. Érico Cavinato
Nome: Maria Gabriela Salvador
Idade: 13 anos
Turma: 8° B

Título: Gerando Vidas
Escola: E.E.E.F. Ismael Chaves Barcellos*
Nome: Marina Pegorini
Idade: 13 anos
7ª série

Título: Na Preservação da Água o futuro da Humanidade
Escola: E.M.E.F. Professor Nandi
Nome: Gabriel Ramos
Idade: 14 anos
8ª série

Título: Vida preservando Vidas

Escola: E.E.E.F. Ismael Chaves Barcellos*
Nome: Juliano Tamagnone Dobler
Idade: 14 anos
8ª série

Título: Preservando o hoje para um futuro melhor
Escola: E.E.E.F. José Venzon Eberle*
Nome: Iago Pablo Delfino
Idade: 16 anos
8ª série


Categoria III (alunos da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos)

Título: Água – O Anjo da Vida
Escola: NEEJA – Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos*
Nome: Cassiano Eduardo Bolson
Idade: 20 anos
8ª série


*Escolas pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional de Educação

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Seduc entrega computadores para 50 escolas

Postado por Imprensa 4ª CRE às 10:43 0 comentários
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou, na manhã desta quarta-feira (11), 1.081 computadores para 50 escolas estaduais. A cerimônia ocorreu na Praça de Eventos da Seduc e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, dos diretores das escolas contempladas e de coordenadores regionais de educação. Estão sendo atendidas demandas da Participação Popular e Cidadã dos anos de 2013, 2012 e 2007.
O secretário Azevedo anunciou que a meta de entregar 100 mil computadores até 2014 deverá ser atingida este ano. Já foram distribuídos laboratórios de informática, netbooks para alunos e professores do Ensino Fundamental e tablets para professores do Ensino Médio. Azevedo destacou o papel dos diretores na gestão das escolas. “Temos investido para melhorar a estrutura das escolas, mas a tecnologia é apenas uma ferramenta para o trabalho pedagógico. Nós educadores estamos sempre dialogando com a utopia de formar cidadãos. Temos que ensinar o princípio da solidariedade e da convivência com o outro, em contraponto a lógica da competição, que leva a violência”.
O diretor da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, Alfredo Kramer, falou em nome dos diretores presentes. “Estamos recebendo um presente de Natal, há muito reivindicado pelas escolas e que conseguimos através do processo de Participação Popular e Cidadã”. Dois computadores foram entregues simbolicamente. Receberam os equipamentos as diretoras das escolas 18 de Agosto, de Nova Prata, Maria Salete Vivan, e Tânia Regina Reichert, da Escola Érico Veríssimo, de Roque Gonzáles.
Outras 86 escolas já receberam os equipamentos, totalizando 136 instituições educacionais e 1860 computadores. O investimento total ultrapassa os R$ 4,5 milhões, e os recursos aplicados são oriundos de financiamento do Banco Mundial (Bird).
Quatro escolas pertencentes a 4ª Coordenadoria Regional de Educação foram contempladas, Caxias do Sul (NEEJA – Novo Horizonte e Professor Clauri Alves Flores), Flores da Cunha (São Rafael) e Nova Roma do Sul (Nova Roma) totalizando R$ 190.000 em investimento e 76 computadores distribuídos.


Fonte: Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc).

Em três anos, Seduc destina R$ 4,8 milhões para escolas adquirirem livros

Postado por Imprensa 4ª CRE às 09:58 0 comentários

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinou no mês de novembro, via autonomia financeira, R$ 2,388 milhões para 1.011 escolas adquirirem livros. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, durante atividade da Pasta na 59ª Feira do livro de Porto Alegre. “Não é possível ler sem que a imaginação esteja presente, e é através do livro que a imaginação flui. A leitura é primordial para o desenvolvimento humano, por isso não abrimos mão de investir nisso”, disse.
A iniciativa integra o programa Crédito de Leitura, que visa à ampliação e qualificação do acervo de bibliotecas de escolas da rede estadual em todo o Rio Grande do Sul. O recurso destinado a cada escola varia entre R$ 1.000 e R$ 3.000, de acordo com a modalidade de ensino (R$ 1.000 para Escolas com até 5º ano do Ensino Fundamental, R$ 2.000 para unidades com Fundamental completo - 1º ao 9º anos - e R$ 3.000 para escolas com Ensino Médio e Educação Profissional). A 4ª Coordenadoria Regional de Educação é representada por 44 escolas que estão integrando o projeto. Foram investidos R$ 104.000.
O dinheiro deve ser aplicado exclusivamente na aquisição de acervo bibliográfico, podendo ser utilizado em feiras de livros, caso da Capital, editoras ou livrarias localizadas nos municípios. As escolas têm 120 dias para comprar os livros e prestar contas às respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)/Seduc. Os recursos chegaram às escolas no mês de novembro, permitindo a aquisição em eventos como a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Com esse valor, sobe para R$ 4,835 milhões a destinação de recursos para o Crédito de Leitura em três anos, beneficiando 2.101 escolas de Ensino Fundamental, Médio e de Educação Profissional. O Crédito de Leitura é um exemplo da política de incentivo à escrita e leitura que está sendo implementada pela secretaria com apoio do centro de governo e a intenção, até 2014, é destinar recursos para todas as 2.574 escolas estaduais.
A intenção do Programa Crédito de Leitura é incentivar a participação das escolas em feiras de livros, seja a tradicional feira da Capital, a maior da América Latina, seja nas cidades do interior, além de estimular a atualização de acervo de bibliotecas escolares. “Trata-se de ferramenta pedagógica para alunos e professores”, resume o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo.
  
Aumento progressivo 
O Crédito de Leitura está beneficiando, a cada ano, mais escolas. Em 2011, foram 90 escolas beneficiadas com R$ 180 mil (orçamento destinado na gestão anterior, em 2010). Em 2012, já com orçamento definido na gestão Tarso Genro, esse número passou para 1.000 (R$ 2,267 milhões). Em 2013, são 1.011 as escolas habilitadas para receber os recursos, sendo 644 de Ensino Fundamental – R$ 1,287 milhão; e 367 de Ensino Médio – R$ 1,1 milhão (veja no anexo a listagem de todas as escolas).

Critérios 
Até 2011, o critério para destinação dos recursos era o baixo IDEB. Em 2012, passou a incluir o fato de estarem localizadas em Territórios da Paz e desenvolverem políticas afirmativas (escolas de assentamento, do campo, indígenas, quilombolas), até o limite de 1.000 escolas. Neste ano, os critérios são os mesmos. Em 2014, todo o universo de escolas estaduais terá sido atendido pelo programa.

Crédito de Leitura 
O Programa Crédito de Leitura é uma iniciativa da Seduc, por meio da Equipe de Apoio à Leitura, Livro e Literatura do Departamento Pedagógico. A intenção é incentivar a leitura a partir da qualificação e atualização do acervo de bibliotecas escolares, além de promover o acesso ao livro, oferecer a professores alternativas de práticas pedagógicas a partir da literatura, e formar leitores, entre outros. Este recurso chega às escolas via autonomia financeira, de acordo com o Decreto 48.620/2011, que autoriza o repasse de dinheiro da Seduc a escolas.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc).

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sandra Garcia defende o Ensino Médio Politécnico

Postado por Imprensa 4ª CRE às 08:47 0 comentários
A coordenadora de Ensino Médio do Ministério de Educação (MEC) fez a primeira palestra da tarde no seminário sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, nesta segunda-feira (9). “Tudo o que está nas Diretrizes Curriculares Nacionais leva à formação humana integral, e a formação humana integral é a politecnia, que está sendo implantada no Rio Grande do Sul”. O seminário aconteceu no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
De acordo com Sandra, é importante pensar a formação na escola, com o conjunto dos professores. Para a coordenadora a hora atividade deve ser um espaço para formação do professor. Ela, também, destacou a necessidade de repensar as licenciaturas. “Hoje a formação de professores, no nível superior, não dialoga com a realidade de sala de aula”.
A representante do MEC explicou como funcionará a formação nas escolas. Ela ressaltou que o professor orientador não é um multiplicador ou tutor, já que não se trata de formação à distância. Sandra informou que as bolsas serão para os professores que estão em sala de aula. “Todos os professores de Ensino Médio podem participar mesmo os que exercem outras funções na escola”
A coordenadora explicou que a formação iniciará em fevereiro de 2014 e durante o ano acontecerão mais dois seminários de avaliação. Os formadores e orientadores de estudo receberão uma formação presencial de 24 horas, mais três encontros de oito horas.


Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc).

RS é o primeiro estado a lançar o Pacto Nacional pelo Ensino Médio

Postado por Imprensa 4ª CRE às 08:39 0 comentários
Foto:Cláudio Fachel - Palácio Piratini
A Secretaria de Estado da Educação do RS (Seduc) promoveu nesta segunda-feira (09), durante todo o dia, o “Seminário Estadual de Lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio”. O evento teve início às 9h no Centro de Eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A solenidade de abertura contou com a apresentação do Coral da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, de Travesseiro, região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Participam mais de mil professores, além de autoridades  e representantes do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do Pacto é contemplar 500 mil professores, nos 26 estados e no Distrito Federal, através da formação continuada em serviço dos docentes com a parceria de 40 universidades, prevendo, inclusive, a concessão de bolsas para os educadores.
No RS, primeiro estado a lançar o pacto, mais de 25 mil professores de Ensino Médio da rede estadual receberão formação.  O secretário de Estado da Educação, professor Dr. Jose Clovis de Azevedo, em seu pronunciamento inicial, destacou a importância das parcerias institucionais para a realização das ações de qualificação e formação docente afirmando que a reestruturação curricular é um processo positivo irreversível e que já trouxe uma diminuição considerável da reprovação. Azevedo lembrou  que o RS foi o segundo colocado no país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012, apresentando também o melhor desempenho no Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Matemática e, o segundo melhor, em Português entre as escolas estaduais. O diretor dos Programas do MEC, Romeu Caput, em sua fala, salientou a intenção do MEC em dar sequência ao direito dos professores em se formarem em serviço, coletivamente e terem respeito ao tempo de estudo previsto na legislação.
O secretário Azevedo, que fez a palestra de abertura do seminário intitulada: “A reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul” explicou que a reestruturação que teve início em 2012 está em processo. “A escola está impregnada pela cultura da repetição relacionada a prática positivista e as teorias tayloristas e fordistas. Uma cultura escolar que naturalizou a exclusão articulada com quatro séculos de escravidão. Esse é o momento de romper com essa cultura. Nós temos que trabalhar com a concepção de escola da criação em que o conteúdo seja uma ferramenta para a construção do processo de conhecimento e formação, e onde o ensino possibilite que o estudante seja o sujeito construtor do seu conhecimento”, enfatizou. Azevedo afirmou que a ciência, a tecnologia, o trabalho como princípio educativo e a cultura, são orientadores do currículo para um século XXI que produza sentido para a juventude.
A diretora de Currículos e Educação Integral da Educação Básica do MEC (SEB/MEC), Jaqueline Moll, apresentou o tema: “O Pacto Nacional pelo Ensino Médio – (MEC)”. Jaqueline explicou que o objetivo da proposta de reestruturação do Ensino Médio é a construção de uma política nacional. “É a primeira vez que o MEC está desenvolvendo uma ação nesse sentido”. Segundo Jaqueline, atualmente 5,6 mil escolas no país possuem o Ensino Médio Inovador, uma estratégia que permite construir um currículo diferenciado e que leva a autonomia para a escola convertendo a instituição em uma comunidade de convivência e corresponsabilidade. Na oportunidade a diretora apresentou ações estruturantes realizadas na implantação da nova proposta do Ensino Médio como financiamentos, programas de apoio ao estudante à escola, além da criação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e outras ações Federais.
O encontro de lançamento do Pacto prosseguiu até à tarde com a palestra da coordenadora do Ensino Médio da SEB/MEC, Sandra Regina de Oliveira Garcia que deu continuidade com a discussão da temática. Na última parte, foram apresentados relatos sobre o protagonismo do Ensino Médio no RS através das escolas Conego Afonso Scherer, de Santa Maria do Herval e Nicolau Müssneich de Estrela. O fechamento do evento contou com a palestra do assessor técnico do Departamento Pedagógico da Seduc, Alejandro Jélvez.


Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc).

4ª CRE REALIZA DIA DO CAMPO

Postado por Imprensa 4ª CRE às 05:00 0 comentários
Aconteceu na última segunda-feira (09), o Dia do Campo: Encontro das Escolas do Campo, na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). O evento iniciou às 8h30min e contou com a presença de cerca de 400 pessoas, incluindo professores e estudantes das Escolas de Campo da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.
O evento teve como objetivo integrar e socializar as ações das escolas desenvolvidas no ano de 2013, oferecendo a comunidade escolar espaço de formação e integração para a qualificação da Educação do Campo.
O encontro teve atividades de integração, apresentações artísticas, mostra de trabalhos, relato de práticas e oficinas. Cada escola presente participou do evento apresentando trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo. 

PROJETO DE OFICINAS PARA PROFESSORES FINALIZA AS ATIVIDADES DE 2013

Postado por Imprensa 4ª CRE às 04:58 0 comentários
Foram finalizadas na última quinta-feira (05), as oficinas pertencentes ao projeto: “O pensar emocional nos contos de fadas: um instrumento de conhecimento e desenvolvimento humano”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Eberle e ministradas pela escritora Hellen Schumacher Magnani. O projeto abrange todas as escolas estaduais atuantes em bibliotecas escolares, que fazem parte da 4ª CRE.

O objetivo do projeto é proporcionar aos professores um espaço de reflexão por meio dos contos de fadas e assim incentivar a sua utilização como instrumento para a promoção à leitura.

As oficinas aconteceram uma vez por mês, nas quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Ao final das oficinas, os professores apresentaram um projeto que deverá ser desenvolvido na sua respectiva escola, incluindo contos de fadas e releitura dos mesmos. 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ALUNOS DA E.E.E.F. THEODÓSIO ROCHA NETO VIVEM OUTRAS ÉPOCAS

Postado por Imprensa 4ª CRE às 02:33 0 comentários
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Theodósio Rocha Netto realizou durante os meses de outubro, novembro e dezembro o projeto chamado “Décadas Passadas Interagindo com o Presente”, onde os estudantes trabalharam a importância de diferentes décadas em suas vidas.
O projeto objetivava trabalhar a linguagem corporal e intelectual dos alunos, estimulando a criatividade no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão. Os mesmos produziram roupas caracterizando cada época e também realizaram uma apresentação de dança.

A Diretora da escola, Vera Regina Paaschen Traut afirma que o projeto despertou um interesse muito grande por parte dos alunos. “Eles se empenharam de modo especial nas pesquisas, fazendo com que o conhecimento despertasse dons e talentos que muitos deles nem sabiam que tinham. A timidez foi deixada de lado para dar lugar ao prazer de participar. O resultado foi extremamente positivo e a Escola cresceu como um todo.”, disse.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL É A SEGUNDA MELHOR DO PAÍS NO ENEM 2012

Postado por Imprensa 4ª CRE às 09:37 0 comentários
  Foto: Alina Souza / Especial Palácio Piratini      

Os estudantes das escolas gaúchas da rede estadual que integram as estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 obtiveram segundo lugar na média geral entre as áreas do conhecimento no comparativo com estudantes das demais redes estaduais brasileiras.
De 2011 para 2012, a rede estadual melhorou sua posição em relação às redes estaduais do país. Em 2011, o RS ocupava a terceira posição, passando para segundo lugar nas provas de 2012. As médias obtidas pelas cinco redes estaduais mais bem colocadas são 501,27 (São Paulo), 495,76 (Rio Grande do Sul), 491,36 (Minas Gerais), 488,36 (Rio de Janeiro) e 487,95 (Paraná). 

Ao apresentar o resultado da análise do Enem 2012, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destacou que os resultados "são eloquentes e demonstram que essa ascensão é resultado dos investimentos crescentes que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado na educação pública estadual".


Os resultados do Enem 

De acordo com os resultados do exame divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no início desta semana, as médias obtidas por todas as redes em âmbito nacional foram, respectivamente, 502,42 em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (LC), 533,43 em Matemática e suas Tecnologias (MT), 533,18 em Ciências Humanas (CH), 486,28 em Ciências da Natureza (CN) e 529,14 em Redação (R).

De acordo com os resultados do exame divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no início desta semana, as médias obtidas por todas as redes em âmbito nacional foram, respectivamente, 502,42 em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (LC), 533,43 em Matemática e suas Tecnologias (MT), 533,18 em Ciências Humanas (CH), 486,28 em Ciências da Natureza (CN) e 529,14 em Redação (R).


Em relação às provas das quatro áreas de conhecimento, o secretário destacou que na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os alunos da rede estadual obtiveram o primeiro lugar. Na de Matemática e suas Tecnologias, segundo lugar. Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e em Ciências Humanas e suas Tecnologias, os estudantes gaúchos ficaram em terceiro lugar entre os candidatos de redes estaduais brasileiras. Na Redação, o RS ficou em quarto lugar. Se considerados os resultados das redes estadual, federal, municipal e privada, o RS manteve a oitava colocação, mesma posição de 2011. 

Entre as medidas salientadas pelo secretário, destacam-se a reestruturação curricular do Ensino Médio, com implantação de metodologia semelhante à adotada pelo Enem, política permanente de formação de professores, introdução de novas tecnologias e recuperação de espaços físicos de escolas, além de realização de concurso e nomeação de professores estáveis na rede estadual.
"Trata-se de uma política adotada pelo governo, com atuação em diferentes frentes, que se traduz, de forma gradativa, em melhores resultados de aprendizagem de nossos alunos", afirmou o secretário, lembrando que desde 2011 se observa a retomada dos investimentos, que se refletem na curva ascendente na qualidade da educação pública estadual. 
Se somadas todas as redes do RS, os resultados são 502,61 (LC), 542,59 (MT), 530,61 (CH), 490,39 (CN) e 522,12 (R). As médias da rede estadual em 2012 foram, respectivamente, de 486,84 (LC), 513,33 (MT), 512,66 (CH), 472,12 (CN) e 498,90 (R). Confira todos os resultados no arquivo anexo.

4ª CRE RECEBE VISITA DAS SOBERANAS DA FESTA DA UVA

Postado por Imprensa 4ª CRE às 08:21 0 comentários
Na tarde da última terça-feira (03) a 4ª Coordenadoria Regional da Educação recebeu a visita da Rainha Giovana Dannenhauer Crosa e Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Muniz Furlinda da Festa Nacional da Uva 2014. As soberanas visitaram todos os setores da CRE, onde distribuíram kits para a divulgação da festa. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

252 PROFESSORES DA 4ª CRE RECEBERAM PROMOÇÃO

Postado por Imprensa 4ª CRE às 07:32 0 comentários

Na quarta-feira (27), 252 professores da 4ª Coordenadoria de Educação receberam os salários já reajustados com as novas promoções anunciadas neste mês pelo Governo do Estado. Dos 252 professores da região, 143 foram promovidos por antiguidade e 109 por merecimento. A 4ª CRE é composta por 14 municípios das regiões da Serra e Hortênsias. Em todo o estado, 8.341 professores e especialistas em educação do quadro do magistério da rede estadual receberam promoções. 
Os beneficiários aguardam há uma década as promoções, que se referem ao período 2003-2012. A medida atinge professores das classes A, B, C, D e E do quadro de carreira do magistério. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, até novembro de 2014 deverão ser promovidos reajustes de outros 21.537 professores e especialistas, sendo 9.752 em abril e 3.444 em novembro do próximo ano. Com as medidas, o governo estadual terá promovido, entre 2011 e 2014, um total de 31.143 professores e especialistas em educação, considerando os atos de setembro de 2011, quando 9.606 educadores foram promovidos.
 O Governador Tarso Genro destaca que todos os recursos disponíveis para investimentos no Tesouro do Estado são aplicados em Educação, Saúde, Segurança Pública e que o momento é de garantir as condições financeiras necessárias ao pagamento do piso do magistério, dentro do plano de carreira. Para o chefe do Executivo, a estrutura salarial dos professores é perversa no País. "Para transformá-la, precisamos criar as condições financeiras para isso. No Rio Grande do Sul, isso se inicia com a reestruturação da lei de dívida dos Estados com a União. Depois, será preciso prever, por meio de articulação com o Congresso Nacional, recursos do Pré-Sal para recuperação salarial dos professores em âmbito nacional", frisou o Governador.

As 8,3 mil promoções
De acordo com dados do setor de Avaliação e Promoção do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em relação às 8.341 promoções, o maior número está na classe B, com mais de 2.800 professores. Da classe A para B, o número supera os 2.600. Da C para D, são mais de 2.000; da D para E, mais de 700 e, da Classe E para a Classe F, mais de 100 professores.

Promoções desde 1999
1999-2002 - Publicação referente ao ano 2000 - feita em 18/10/2002 - 12.204 professores.
2003-2006 - Publicação referente ao ano 2001 - feita em 05/05/2006 - 11.270 professores.
2007-2010 - Não houve promoções.
2011-2014 - Publicação referente ao ano de 2002 - feita em 14/09/2011 - 9.606 professores; Publicação referente ao ano de 2003 - feita em 05/11/2013 - 8.341 professores. Próximas promoções: Abril/14: 9.752, Novembro/14: 3.444 professores.
Total de professores que terão sido promovidos na atual gestão: 31.143 professores e especialistas em educação.